sábado, 6 de agosto de 2011

Coluna Jornal Vanguarda - 04 de Agosto de 2010

IGREJA E JUVENTUDE

“Se a juventude viesse a faltar, o rosto de Deus iria mudar”

    A música é do compositor Jorge Trevisol. Mas poderia ser uma frase dita por cada uma de nós, não só na Igreja, mas em todos os ambientes sociais. Se a nossa juventude vier a faltar, o rosto da nossa sociedade irá mudar, e muito.
    Não é de hoje que a Igreja Católica vem se perguntando por que os nossos jovens não estão mais caminhando conosco. Muitos pais nos questionam e abrem o coração quando narram, muitas vezes cabisbaixos, que seus filhos e/ou netos se afastaram da comunidade. Com pesar, apenas oram para que eles voltem.
    Lembro-me de uma estória que nos foi contada por um bispo, ainda no tempo de seminário. Dizia que numa cidadezinha do interior, um pároco já não sabia mais com livrar-se dos morcegos que insistiam em habitar no interior de sua igreja matriz. Já havia dedetizado, fechado as entradas do telhado, armado redes, e nada. Chamou então o bispo para dar uma benção e, quem sabe, depois desta benção episcopal, os morcegos iriam embora. A solução apresentada pelo bispo foi bem mais prática: “padre, vamos crismar estes morcegos. Assim como os nossos jovens, depois da Crisma, todos desaparecerão da Igreja”.
    Fora o lado trágico, a realidade não é diferente. Muitos jovens vêem na celebração da Crisma a possibilidade de evadir-se da vida eclesial. Há aqueles que permanecem, é verdade, mas são em número bem reduzidos. A maioria some, e muitos nunca mais retornarão.

MAS A IGREJA OS QUER...
    A grande reclamação dos jovens é que a Igreja não dá espaço para eles. É verdade. Temos uma estrutura engessada, paquidérmica, que afasta aqueles que sonham com uma Igreja nova, moderna, interativa. Mas, pequenos lampejos vão sendo apresentados. Lugares privilegiados vão sendo abertos aos nossos jovens. Mas é preciso deixar que eles sejam protagonistas e construam relações e manifestações reais juvenis.

NÓS TEMOS ESTES ESPAÇOS?
    Sim, temos. E queremos ampliar ainda mais. A partir da próxima semana estaremos iniciando um novo trabalho com os nossos jovens. Um trabalho novo, moderno, interativo, que poderá ajudar no nosso diálogo com o mundo da juventude.

A LUZ NÃO PODE SE APAGAR!
    Dar a oportunidade aos jovens para que eles construam seus espaços é a pedagogia de Cristo, que acolheu a todos, dentro do seu mundo, seu ambiente, seu ser.

ENQUANTO ISSO...
    As janelas continuam abertas. Quer enviar sua pergunta ou participar conosco desta coluna? Você pode acompanhar pelo Facebook (Pe Joel Savio), pelo twitter (@PJSavio) ou pelo nosso blog (www.paroquiaurussanga.blogspot.com). Esperamos vocês por lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário